Você vai comprar seu primeiro cartão de crédito ou gostaria de trocar o atual? Veja quais são os cinco passos para evitar cometer erros na eleição!

Basicamente, existem cinco informações que podem orientar essa decisão: o banco, o tipo de cartão, a bandeira, a anuidade e os benefícios. E você pode usar o que está dentro de sua necessidade. Por exemplo, quem pensa em ter um cartão por causa da quilometragem deve dar maior importância aos benefícios do que à escolha do banco. Por outro lado, quem prefere gastar o mínimo possível com o cartão precisa comparar todas as anuidades.

É importante conhecer todas as condições para fazer a melhor escolha e ter um cartão que traga o que você precisa.

O que avaliar antes de escolher um cartão de crédito

1. O banco

Se você deseja abrir uma conta corrente ao solicitar um cartão de crédito, é importante consultar as taxas que os bancos cobram mensalmente para manter sua conta ativa. E como esses valores mudam bastante dependendo da instituição, nós comparamos os pacotes básicos dos cinco principais bancos, e você dá essa informação clicando aqui.

Outra razão para pensar na escolha do banco é a possibilidade de negociar o valor da anuidade do cartão. Quem tem uma conta corrente ativa há alguns anos e mantém o saldo positivo pode conversar com o gerente e pedir-lhe para reduzir a anuidade do cartão que você escolheu.

2. Cartão nacional ou internacional

Seu gerente já tentou vender um cartão internacional? Sabe-se que este tipo de produto é indicado apenas para quem viaja sempre fora do Brasil ou costuma comprar itens em sites estrangeiros. O motivo? Ele cobra taxas elevadas e você corre o risco de gastar mais do que deseja com a anuidade de um cartão que não precisa ter. Resumindo: fique com a versão nacional.

3. a bandeira

Atualmente, a bandeira não é um ponto decisivo na escolha do cartão, pois as principais opções são aceitas em supermercados, lojas de departamento e restaurantes. No entanto, que tal conhecer as principais bandeiras de papelão que estão no mercado hoje? A lista abaixo traz 9 opções, começando com a mais importante.

1- Visa
2- MasterCard
3- American Express
4- Hipercard
5- Elo
6- Diners
7- Sorocred
8- Hiper
9- Aura

4. A anuidade

Os bancos cobram essa taxa pelo uso do cartão. E a regra geralmente é a seguinte: quanto mais benefícios o cartão tiver, maior será essa taxa.

Importante! Muitos bancos não cobram a anuidade no primeiro ano, mas começam a cobrar esse valor do segundo. Se este for o seu caso, verifique a fatura que é a anuidade que você começou a pagar.

5. Os benefícios

Nem sempre o que os bancos vendem como benefícios são vantagens exclusivas. Por exemplo, ser aceito em todo o país é algo que todo o cartão de crédito oferece, bem como a taxa da conta. Portanto, antes de fazer sua escolha, você precisa ter certeza de quais benefícios você está procurando. Procuramos as principais vantagens que os principais bancos oferecem e listamos todos os itens a seguir para você começar a pensar em suas preferências.

Os tipos de benefícios que valem

Programa de fidelidade: aqui estão os descontos que você pode ter nos ingressos de cinemas, teatros e partidas de futebol;

Viagens: milhares são os melhores benefícios desta classificação. Isso ocorre porque o cartão torna-se milhas que você gasta e que dão descontos em passagens aéreas. Este tipo de cartão também lhe dá direito a algum seguro enquanto você viaja. Alguns exemplos são: acidente, assistência, bagagem, médico para emergências e ultrapassagens de emergência;

SOS Vehicles: é o grupo de benefícios que você pode usar se tiver algum problema com seu carro. Por exemplo, reboque, porta-chaves, assistência elétrica mecânica, troca de pneus, serviço de vidro e reserva de carro em caso de acidente;

Doação para ONGs, associações e times de futebol: alguns cartões não oferecem benefícios para você, mas doam parte da anuidade que você paga. Portanto, eles geralmente cobram taxas mais altas que os concorrentes;

Assistência Residencial: se você escolher este cartão, terá direito a serviços dentro de casa. As condições variam de acordo com o contrato, portanto, não hesite em confirmar se você possui cartão de crédito ou seguro residencial.