Ter mais de um cartão de crédito pode parecer uma proposta tentadora, mas isso também pode dar muitos problemas com a falta de controle sobre as despesas.

Vale a pena ter mais de um cartão de crédito ?

As vantagens de comprar por cartão de crédito são muitas:

você faz parte de compras que você não pode pagar agora, ganha milhas e cobre uma despesa inesperada.

Mas assim como há um lado bom, alguns problemas podem aparecer. Por exemplo, é fácil perder o controle, especialmente se você costuma usar mais de um cartão.

Se você tem esse hábito, veja se ele compensa sua situação atual e aprenda a proteger seu orçamento.

Salário dividido no mês

Para aqueles que têm um salário dividido no mês, como no período quinzenal, o uso de dois cartões de crédito pode ser viável.

Isso ocorre porque as datas de vencimento podem ser diferentes e ajudar a não comprometer o pagamento das faturas.

No entanto, mesmo se você tiver dinheiro com mais frequência, é bom usar os cartões na próxima data de recebimento do salário.

Desta forma, a data de vencimento não é distraída do dinheiro recebido e é mais provável que você pague a conta sem juros atrasados.

Limites com até 50% do lucro líquido

Ter duas cartas pode ser útil quando a soma dos dois limites não exceder 50% da renda mensal líquida. Para aproveitar o máximo de vantagens, o uso dos dois cartões pode ser um diferencial, pois não interfere no orçamento e no pagamento das faturas. Se o limite exceder, o risco de não removê-lo torna-se maior e o nome permanece sujo.

Acumulação de milhas

Quem costuma comprar muito, mas tem um rígido controle financeiro, o uso de mais de um cartão de crédito pode ser bom para acumular milhas.

Essas milhas podem ser revertidas para ganhar outras oportunidades para o consumidor.

Não apenas nessas situações, mas a inserção em outros programas de benefícios também aumenta, como a compra de serviços médicos, financeiros e até mesmo proteções e seguros.

Compras online

Aquele que tem mais de um cartão de crédito pode ser beneficiado ao fazer compras online. Isso não interfere diretamente nas finanças, porque o pagamento via cartão de crédito já é comum em muitas lojas online.

O pagamento via ticket também continua sendo uma boa alternativa, mas alguns valores só são aceitos em alguns bancos e nem sempre o valor pago é processado no momento.

Mesmo se você tiver cartões de bandeira e bancos diferentes, o tempo de entrega do produto já começa quando você assina a parcela da propriedade e não leva tanto tempo.

anuidade

Se você não gosta de pagar o anuidade, comprar dois cartões de crédito não vale a pena. Nem todos os bancos têm taxas com valores equivalentes e alguns até têm valores que aumentam a cada mês. Este pagamento é uma garantia de que você permanecerá vinculado à instituição financeira.

Se a soma das duas anuidades exceder seu orçamento, a eleição não será tão viável.

Falta de controle nas compras

Se você tiver dificuldade em administrar suas finanças, não vale a pena ter duas cartas. Mesmo que seu salário seja pago duas vezes no mês e as anuidades não afetem o orçamento, uma administração falha pode comprometer de várias maneiras. No momento de retirar as parcelas, causando problemas para obedecer a validade e também ter o nome sujo, ter duas cartas não se torna vantajoso.

Mas como se preparar para ter dois cartões de crédito?

Embora um cartão de crédito seja muito bom em várias ocasiões, é necessário que você se prepare. A primeira orientação é organizar bem financeiramente. Ao aprender a controlar suas finanças, você estará mais preparado para receber seus pagamentos e manter seus créditos atualizados.

A outra orientação é dada ao escolher a bandeira e o banco. Você pode ter diferentes cartões de bandeira e bancos, mas veja se a instituição financeira não oferece a você a oportunidade de ter um cartão múltiplo. Desta forma, é mais fácil se concentrar em pagamentos, taxas e anuidades na mesma plataforma.

Avalie também sua frequência de compra. Se você tem o hábito de comprar frequentemente, ter mais de um cartão de crédito pode ser uma alternativa oportuna. Assim, você tem mais possibilidades de adquirir títulos para compras futuras e até de prioridade nas atenções nas agências, economia nas taxas de transação e outros serviços.

Portanto, avalie bem o seu status financeiro para aproveitar plenamente as vantagens de ter mais de um cartão de crédito. Lembre-se de que é melhor organizar agora do que sofrer no futuro.