Transferências e Depósitos- Conheça Um Pouco Mais.

Transferências e Depósitos

 

Faz parte do bom planejamento financeiro entender melhor como funcionam os diferentes serviços bancários, saber quando usá-los e as condições envolvidas.

 

TED ou DOC?

O TED serve, por exemplo, quem deseja realizar operações com valores mais altos, pois não possui limite máximo. É um meio mais rápido de transferir dinheiro: como não há necessidade de a transação passar pelo sistema de compensação dos bancos, o dinheiro está disponível no mesmo dia, desde que o emissor tenha um saldo na conta.

A partir de 15 de janeiro de 2016, o limite mínimo de R $ 250 para a emissão da TED foi retirado. Agora, essa transferência pode ser feita com qualquer valor.

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é indicado para quem deseja fazer transferências bancárias com valores menores, com limite máximo de   R$ 4.999,99. Ao contrário do TED, o dinheiro é liberado apenas no dia útil seguinte ao processamento da transação, já que passa pelo sistema de compensação (primeiro pelo banco da pessoa que fez a transferência, para então chegar ao banco de quem receberá a transferência). dinheiro).

Há cobrança de taxas, tanto para o TED quanto para o DOC.

Além da mídia eletrônica, o cliente pode usar o cheque para transferir dinheiro para outros bancos. Não há limite de valor ou taxa para esta operação, mas a liberação do dinheiro pode ser ainda maior.

Essa opção também envolve mais riscos, porque se o emissor da planilha não tiver saldo em conta ou se houver algum problema com a assinatura, a verificação retorna, atrasando ainda mais a transferência do valor.

Os meios citados aqui referem-se a transferências entre diferentes bancos. Para transferir dinheiro de uma conta para outra, embora para CPFs diferentes, mas na mesma instituição, geralmente não há taxas e o dinheiro entra na conta no mesmo dia. É importante que você preste atenção, apenas, aos limites diários, principalmente para transações feitas via Internet e telefone.